Bem vindo ao mais moderno
escritório de Contabilidade do Brasil!
11 4226-3790 - AGGFISCAL COM VOCÊ!  

Qualidade de Vida

Ginástica Laboral

O século XXI será lembrado por muitos acontecimentos e sem dúvida um desses se trata de uma preocupação maior com a qualidade de vida. Há uma atenção especial para os hábitos diários das pessoas e se estes são classificados como saudáveis ou não. Esta discussão visa à redução de hábitos deletérios à saúde e à qualidade de vida, e aumentar a freqüência de hábitos promotores de saúde e de qualidade de vida.

Neste sentido, a qualidade de vida tão evidenciada pela sociedade “moderna” pode estar associada a vários setores da nossa vida, sendo que a satisfação pessoal em cada um desses setores é imprescindível para se adquirir um estilo de vida melhor, envolvendo vários aspectos como: vida pessoal, emocional, profissional, familiar, entre outros.

Nahas (2001) salienta que qualidade de vida é a condição humana resultante de um conjunto de parâmetros individuais e sócio-ambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano. Desta forma a atenção para as condições de trabalho oferecidas ao ser humano também fazem parte do que Nahas denomina ser qualidade de vida. Sendo assim, um programa de promoção de saúde incluindo ginástica laboral, palestras, informações diversas sobre saúde, pode influenciar positivamente a qualidade de vida do empregado a partir do seu cotidiano laboral, modificando inclusive, seus hábitos até mesmo fora do ambiente de trabalho (MARTINS e MICHELS, 2001).

Ginástica laboral e seus benefícios ao trabalhador

Independentemente da ocupação, é necessário uma boa mobilidade para a realização das tarefas diárias. Nossas ações são realizadas por meio de um corpo que possibilita diversos movimentos, mas que necessita de um equilíbrio entre a postura (ação da gravidade), a capacidade de contração muscular (força muscular) e a boa flexibilidade (LIMA, 2007).

A prática da ginástica laboral permite um treinamento da flexibilidade o que previne o encurtamento muscular crônico, motivo de queixas de dores musculares por diversos profissionais, além desta voltar-se para o combate dos denominados “vícios posturais”, considerado uma das razões de constantes reclamações por incômodos de origem física por parte dos trabalhadores.

A relação com o outro e com o mundo faz o corpo adotar variadas posturas para satisfazer suas necessidades. Sendo assim, entende-se por postura: atitude que o corpo adota nas suas relações. A postura se dá por meio da ação coordenada de vários ligamentos, ossos e músculos que atuam para manter a estabilidade ou para assumir a base essencial.

Neste caso especificamente a ginástica laboral terá a intenção de compensar os músculos mais utilizados no trabalho (alongando e relaxando) e fortalecer os seus antagonistas. Segundo Kolling (1980 apud SAMPAIO e OLIVEIRA 2008) a ginástica laboral compensatória tem o objetivo de trabalhar os músculos que não estão (ou são utilizados parcialmente) sendo utilizados com freqüência na jornada de trabalho e relaxar os músculos que estão em contração durante a maior parte da jornada de trabalho.

Com a divisão social do trabalho priorizou-se cada vez mais movimentos e esforços físicos repetitivos o que ocasionou o surgimento de doenças e lesões cada vez mais comuns na classe operária. Desta forma, tornou-se necessário a Ginástica Laboral nas empresas seja ela preparatória ou compensatória, pois, é comprovado cientificamente que a sua prática previne lesões, distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, orienta uma melhor postura diante das tarefas desempenhadas, maior preocupação com o estilo de vida através de conversas sensibilizadoras prevenindo doenças por meio da informação/intervenção.

A prática da Ginástica Laboral também contribui para a melhoria da integração, permitindo maior socialização, já que esse é um momento de descontração tornando a relação menos formal. Paralelamente, a prática da Ginástica Laboral desperta o bom humor, a simpatia, melhora a disposição para o trabalho, conseqüentemente aumento na produtividade e melhor atendimento ao cliente.

A prática da ginástica laboral tem atuação importante diante dessas situações, pois, visa proporcionar relaxamento do corpo, reduzindo as tensões acumuladas, diminuindo o estresse, acalmando os pensamentos de cobranças e tarefas, permite momentos de um “cuidar-se melhor”, elevando a auto-estima dos funcionários, deixando-os mais confiantes, motivados, dispostos e concentrados para o trabalho.

Benefícios da Ginástica Empresarial

Fisiológicos

  • Provoca o aumento da circulação sangüínea em nível da estrutura muscular, melhorando a oxigenação dos músculos e tendões e diminuindo o acúmulo do ácido lático;
  • Melhora a mobilidade e flexibilidade músculo articular;
  • Diminui as inflamações e traumas;
  • Melhora a postura;
  • Diminui a tensão muscular desnecessária;
  • Diminui o esforço na execução das tarefas diárias;
  • Facilita a adaptação ao posto de trabalho;
  • Melhora a condição do estado de saúde geral.

Psicológicos

  • Favorece a mudança da rotina;
  • Reforça a auto-estima;
  • Mostra a preocupação da empresa com seus funcionários;
  • Melhora a capacidade de concentração no trabalho.

Sociais

  • Desperta o surgimento de novas lideranças;
  • Favorece o contato pessoal;
  • Promove a integração social;
  • Favorece o sentido de grupo - se sentem parte de um todo;
  • Melhora o relacionamento.
Agenda Tributária

carregando ...

Cotação de Moedas
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta
das 8h às 17h

ACOMPANHE-NOS
NAS REDES SOCIAIS




CONHEÇA:
AGGDOMÉSTICO
CERTIFICADOS

Temos o orgulho de poder
expor durante 8 anos consecutivos
o selo de qualidade em atendimento.


APLICATIVOS Tenha toda a praticidade da AGGFISCAL em seu bolso.
Basta clicar no botão da sua loja de aplicativos ou fazer a leitura do QRCODE com seu smartphone.